Bancada do NOVO entra com representação no TCU contra compra de tratores superfaturados no Orçamento Secreto do governo Bolsonaro

11 de maio de 2021

Bancada do NOVO na Câmara entrou hoje, 10, com uma representação no Tribunal de Contas da União cobrando a investigação do órgão quanto às denúncias publicadas ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo, sobre esquema do governo Federal que teria bancado a compra de tratores superfaturados em troca de apoio no Congresso Nacional. Para os deputados do NOVO, as denúncias são gravíssimas e devem ser investigadas imediatamente.

De acordo com a reportagem, o governo Federal articulou um esquema no final do ano passado com o objetivo de ampliar sua base de apoio dentro do Congresso Nacional. A reportagem indica que parlamentares da base governista teriam indicado onde seriam aplicados R$ 3 bilhões do orçamento do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Segundo o jornal, grande parte do valor foi utilizado para a compra de tratores e equipamentos agrícolas por preços até 259% acima dos valores de referência fixados pelo governo.

A reportagem contabilizou ao menos 101 ofícios enviados por deputados e senadores ao Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos vinculados para indicar como eles preferiam usar os recursos.

Apesar desses e outros pagamentos citados na reportagem não configurarem prática ilícita, necessariamente, a bancada do novo avalia que podem ser considerados indícios da prática de sobrepreço.

O líder do NOVO na Câmara, deputado Vinicius Poit (SP), avalia que é fundamental apurar a denúncia de superfaturamento. “É dinheiro do pagador de impostos e, em hipótese alguma, deve ser usado para atividades criminosas. Por isso, exigimos transparência e respeito e trabalharemos no sentido de garantir isso aos cidadãos”, destaca.

A expectativa do líder é que o Tribunal de Contas da União esclareça a população brasileira quanto ao possível uso político e eleitoreiro de órgãos que deveriam ter atuação técnica e também sobre a correta destinação do dinheiro público.

Leia a íntegra do documento: Representação – TCU – orcamento paralelo

Informações: novonacamara.com.br

Imagem: Jota / divulgação

Receba nossas

novidades por

email!