Alexis Fonteyne e Paulo Ganime abrem o seminário virtual da Bioeconomia

15 de julho de 2020

O presidente da Frente Nacional pela Bioeconomia, deputado do NOVO Alexis Fonteyne (SP) e o líder da bancada do NOVO, deputado Paulo Ganime (RJ), abriram o Seminário virtual da Bioeconomia com o tema: Bioinsumos.

Lançada em junho do ano passado, a Frente Parlamentar terá função de conectar as atividades do Poder legislativo e de instituições ligadas ao setor com os representantes do Poder Executivo, do ministério da Ciência e Tecnologia, da Agricultura, do Ministério do Meio Ambiente e demais setores administrativos.

O Seminário coincide com a ratificação do Protocolo de Nagoya, assinado por mais de 100 países, inclusive o Brasil, que estabelece as diretrizes para as relações comerciais entre o país provedor de recursos genéticos e aquele que vai utilizá-los, abrangendo pontos como pagamento de royalties, estabelecimento de joint ventures, direito a transferência de tecnologias e capacitação.

O evento teve a participação do secretário-executivo do MAPA, Marcos Montes, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, do presidente da EMBRAPA, Celso Luiz Moretti, de representantes do setor produtivo, como Christian Lohbauer e o presidente da CropLife, e do presidente da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), Thiago Fauda.

A Bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de dois trilhões de Euros e gera cerca de dois milhões de empregos. O Brasil precisa o quanto antes adotar políticas que estimulem pesquisadores, cientistas e ambientalistas, ao mesmo tempo em que facilita o acesso ao vasto patrimônio genético de nosso território para garantir espaço aos produtos inovadores e aos processos de base biológica, em segmentos vitais como a agricultura, a saúde, e as indústrias química, de materiais e de energia.

#NOVOnaPrática

Foto: Talles Kunzler / Partido Novo

Receba nossas

novidades por

email!