O Milagre Japonês: como o país-sede das Olimpíadas desse ano conseguiu enriquecer em uma geração

13 de agosto de 2021

Em 1950, ainda destruído pela guerra, o Japão era um país tão pobre quanto o Brasil. De lá para cá, cada país teve um destino muito diferente.
⠀⠀
Como isso foi possível?

▶️ Isolamento e abertura

Após 4 séculos de feudalismo e isolamento do mundo exterior, o Japão foi obrigado a se abrir ao mundo a partir de 1854. Nesta data, uma esquadra naval dos EUA deu uma sequência de tiros na Baía de Tóquio como forma de ameaça e demonstração de poder. Sem muita escolha, os japoneses tiveram que abrir seus portos ao comércio com as potências ocidentais e aceitar uma série de tratados desiguais.

▶️ Modernização e Destruição

Nas décadas seguintes à abertura dos portos, o Japão foi a única nação asiática a mostrar sinais de modernização, assimilando ideias, instituições e métodos de produção ocidentais. Apesar disso, o país permaneceu distante do desenvolvimento europeu e norte-americano. Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, as bombas atômicas e a destruição de grande parte do país, o Japão regrediu para níveis de renda comparáveis aos de países como o Brasil.

▶️ Crescimento no pós-guerra

É aí que o inesperado acontece: derrotado e destruído, o Japão inicia uma das experiências de crescimento econômico mais impressionantes na história. Entre 1950 e 1990, o país oriental cresceu o mesmo que os EUA entre 1830 e 1980, ascendendo à riqueza em pouco mais de uma geração.
⠀⠀
▶️ Causas do crescimento japonês – Instituições

A atual constituição japonesa foi escrita durante o período de ocupação americana e sob supervisão dos EUA, logo após o fim da guerra. Ela acabou com o regime totalitário que vigorava no país para fundar uma monarquia constitucional. De lá para cá, o Japão foi fortemente influenciado pela institucionalidade ocidental, consolidando sua democracia e fortalecendo sua economia de mercado, especialmente após a entrada na OCDE, em 1964.

▶️ Causas do crescimento japonês – Educação

Mesmo sendo tão pobre quanto o Brasil em 1950, a população japonesa já era mais escolarizada que a de países como Itália, França e Dinamarca. O Japão construiu um sistema de ensino básico universal ainda na década de 1870, no início do período de abertura e modernização. A excelente educação, que apenas melhorou ao longo das próximas décadas, facilitou a adoção de novas tecnologias e o crescimento da produtividade.

▶️ Causas do crescimento japonês – Abertura comercial

Em 1960, o governo japonês anunciou o plano de liberalização comercial. Até então, muitas importações eram restringidas pelo sistema de licenças, cotas e controles cambiais. Com a liberalização, no entanto, a parcela das importações com aprovação automática aumentou de 49% em 1960 a 92% em 1963 e para 97% em 1967. Assim, o Japão pôde se integrar às cadeias globais de valor e aumentar sua renda.

▶️ Causas do crescimento japonês – Poupança

A reconstrução da economia japonesa exigiu grandes investimentos: novas máquinas, estruturas e ferramentas. Para realizar estes investimentos, o Japão precisou poupar uma grande fatia da sua renda. O controle da inflação, a mentalidade pró-poupança e o inovador sistema de poupança postal, que permitia aos japoneses depositar e sacar dinheiro em várias agências de correio em todo o país, foram cruciais para que o país conseguisse investir na velocidade que investiu.

A história japonesa é animadora para os países em desenvolvimento: é possível ingressar no Primeiro Mundo em um curto espaço de tempo.

Para crescer e se desenvolver, gerando mais oportunidades para os brasileiros, o Brasil precisa se espelhar nas experiências que deram certo, como o Japão.

Receba nossas

novidades por

email!