Estônia e Letônia: 30 anos de independência da União Soviética e do socialismo

20 de agosto de 2021


30 anos atrás, em 20 de agosto de 1991, a Estônia declarou sua independência da União Soviética. No dia seguinte seria a vez da Letônia. Ambos os países, que em meados da década de 1990 tinham um nível de renda parecido com o do Brasil, hoje são altamente desenvolvidos.

Conheça um pouco dessa história.

▶️ Anexação dos bálticos: o acordo entre Hitler e Stalin

Em 1939, na iminência da Segunda Guerra Mundial, Hitler e Stalin dividiram entre si a Europa Oriental no pacto Molotov-Ribbentrop. O líder nazista anexaria a parte ocidental da Polônia, enquanto Stalin anexaria sua parte oriental e outras regiões do leste europeu, incluindo os países bálticos. Em 1940, sem muita escolha diante do poderio russo, Letônia e Estônia foram subjugadas pela União Soviética contra a vontade de suas populações.

▶️ 50 anos de imperialismo soviético

Durante 50 anos após a invasão do Exército Vermelho, as nações bálticas foram vítimas do imperialismo soviético. Junto com o socialismo, os russos trouxeram o autoritarismo e a repressão política. Mais de 130 mil cidadãos contrários ao regime foram deportados para a Sibéria. Muitos morreram.


▶️ Colapso russo e independência

Com o colapso da economia soviética e a queda do Muro de Berlim na segunda metade da década de 1980, surgiu a oportunidade de independência para Letônia e Estônia. Em 1991, ambos se separaram da União Soviética e puderam, pela primeira vez em muito tempo, decidir o próprio destino. Apesar dessa enorme vitória, a situação herdada de décadas de socialismo e autoritarismo era crítica. O caminho dali para frente não seria fácil.

▶️ Um começo difícil


Apesar de politicamente independentes em 1991, Letônia e Estônia continuaram economicamente dependentes da Rússia, que respondia por mais de 90% de seu comércio exterior. Com a transição caótica para uma economia de mercado e o colapso do principal parceiro comercial, a situação inicialmente se deteriorou.

Inflação em 1992:

– Letônia: 1076%
– Estônia: 956%

▶️ Reformas

Para vencer a crise e se desenvolver, Letônia e Estônia empreenderam uma sequência de reformas que estabilizaram suas economias, aprimoraram suas instituições e facilitaram a vida de quem queria trabalhar e empreender. Cada país reestruturou as finanças públicas, combateu a corrupção, fortaleceu a democracia e os direitos de propriedade. Esses esforços na direção correta renderam, em 2004, o ingresso na União Europeia.

▶️ Crescimento pós-reformas

Os resultados foram impressionantes:



A inovação não parou por aí. A Estônia se tornou o exemplo mais bem sucedido de governo digital no Mundo, com a maior parte dos serviços públicos hoje podendo ser acessados remotamente. Ambos são economias altamente globalizadas e interconectadas com o mercado europeu.

▶️ Retrato atual

▪️ Renda por habitante (ponderada pelo poder de compra):

🇱🇻 Letônia: $ 34 mil
🇪🇪 Estônia: $ 40 mil
🇧🇷 Brasil: $ 15 mil

▪️ IDH:

🇱🇻 Letônia: 0,866
🇪🇪 Estônia: 0,892
🇧🇷 Brasill: 0,765

▪️ Ranking de liberdade econômica:

🇱🇻 Letônia: 30º
🇪🇪 Estônia: 8º
🇧🇷 Brasil: 143º

▪️ Ranking de facilidade para fazer negócios:

🇱🇻 Letônia: 19º
🇪🇪 Estônia: 18º
🇧🇷 Brasil: 124º

▪️ Ano de ingresso na OCDE:

🇱🇻 Letônia: 2016
🇪🇪 Estônia: 2010
🇧🇷 Brasil: aguardando…

🟠 Letônia e Estônia são países que conseguiram, em 30 anos, mudar radicalmente para melhor, trazendo liberdade, prosperidade e qualidade de vida para seus cidadãos. Enquanto isso o Brasil seguiu estagnado, sendo deixado para trás.

Para crescer e se desenvolver, o Brasil deve se inspirar nos países que deram certo, como os bálticos.

Receba nossas

novidades por

email!