Entenda como Taiwan saiu da pobreza e se transformou em um dos lugares mais prósperos do mundo.

20 de agosto de 2021

Entenda como Taiwan saiu da pobreza e se transformou em um dos lugares mais prósperos do mundo.

Em 1949, após perder a guerra civil na China continental, o governo da República da China se exilou na ilha de Taiwan e lá estabeleceu um governo provisório. Junto com a derrota, recebeu 2 milhões de refugiados, ou 1/3 de sua população, entre militares, burocratas e cidadãos comuns fugindo do novo governo comunista no continente. A ilha passou por um período de pobreza aguda e fome.

No início da década de 60, Taiwan era um dos lugares mais pobres do mundo, e é deste ponto que o cenário começou a mudar. Na década de 50, a estratégia do país foi a mesma de quase todos os países em desenvolvimento, América Latina e Brasil inclusos: política de substituição de importações. Em outras palavras, tentar produzir internamente tudo o que o país importa.

A mudança de rumo ocorreu quando alguns empresários da indústria têxtil começam a investigar se poderiam exportar seus excedentes. Com salários muito mais baixos do que dos países desenvolvidos, era esperado que a produção em Taiwan fosse mais barata. Eles descobriram, porém, que as altas tarifas que pagavam para importar seus insumos encareciam a produção e inviabilizavam as exportações. Isso precisava ser mudado.

Empresários e governo então concordaram em abrir a importação dos insumos da indústria têxtil, e a exportação de vestuário de Taiwan para os países desenvolvidos cresceu enormemente. Depois, essa mesma lógica foi estendida a muitos setores, iniciando um processo de abertura e integração comercial que ajudou a definir o que conhecemos hoje como política de crescimento orientada para as exportações.

A pressão competitiva do exterior impôs muitas outras necessidades. Com empregos e salários crescendo aceleradamente, a única forma de manter a mão-de-obra competitiva nos novos setores exportadores era educando-a.
Nas décadas seguintes, Taiwan trabalhou em um processo fantástico de aumento de escolaridade, queda da taxa de analfabetismo e melhora nos indicadores de aprendizado.

Houve ainda uma grande ênfase no empreendedorismo, principalmente a partir dos anos 80. Ao contrário dos demais Tigres Asiáticos, o modelo orientado para as exportações de Taiwan esteve centrado em aglomerados de pequenas e médias empresas. Isso tornava um bom ambiente de negócios imprescindível para que as firmas, competindo no mercado, pudessem experimentar e descobrir quais setores o país poderia ingressar e produzir bem.

A combinação dos fatores mencionados – comércio, educação e empreendedorismo – transformou Taiwan em um dos exemplos mais excepcionais de crescimento econômico. Em 1960, a renda per capita de Taiwan era metade da do Brasil, em 2019 foi mais de 3 vezes maior.

Nos últimos 40 anos, a ilha adquiriu protagonismo no setor de eletrônicos, se tornando um dos elos mais importante na cadeia global de semicondutores. Esses são alguns indicadores de Taiwan:

O Brasil deve sempre tentar se espelhar nos países que deram certo. Em matéria de crescimento econômico, o caminho traçado por Taiwan tem muito a ensinar.

Receba nossas

novidades por

email!